domingo, 3 de novembro de 2013

EAD - Uma senhora que merece credibilidade

Conhecer verdadeiramente a EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- é fascinante. À medida que avançamos no conhecimento dos conceitos e de tudo que envolve essa modalidade de ensino e aprendizagem, nos convencemos de que se trata da modalidade de educação do futuro. Portanto, o preconceito não cabe e com o tempo este será extinto ou drasticamente minimizado.

O conceito em si é complexo por se tratar de um assunto multifacetado que agrega diversos conceitos, ferramentas, estruturas e inúmeras maneiras de se fazer a EAD. Todavia o que nos ajudar a aceitar algo novo, e entender do assunto por mais difícil que o mesmo parece ser. 
Acredito que se você se permitir conhecer melhor essa fascinante modalidade de ensino e aprendizado, seus preconceitos serão quebrados e a resistência flexibilizada.

A EAD, é uma senhora de quase um século e meio de idade que merece o nosso respeito e aceitação. Segundo (LOBO NETO, 1995), o marco zero da Educação a Distância foi iniciado com o anúncio do Profº de Taquigrafia Cauleb Phillips publicado na Gazeta de Boston, dia 20 de março de 1728 que dizia: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender essa arte, pode receber em suas casas várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston". Há quem vai mais fundo e diga que a origem da EAD está relacionada com as cartas do Apostolo Paulo as primeiras igrejas e as cartas de Platão.

Toda via, institucionalmente, a EAD teve inicio a partir do século XIX. Ao contrário do que muitos pensam, trata -se de uma instituição antiga e consolidada que vem se firmando através de gerações e dia após dia se consagrando como a modalidade de ensino e educação do futuro.

A ideia principal desse Blogg é trazer até vocês assuntos diversos relacionados a educação a distância para que juntos possamos discutir e se familiarizar cada vez mais com essa forma tão multidisciplinar de aprender a aprender. 
Muito prazer meu nome é EAD. 

Por Mariza Cândido S.
  

7 comentários:

  1. Olá Mariza. Gostei do seu blog. Logo mais estaremos trocando informações sobre este tema tão atual e em expansão. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Paulo, seja muito bem vindo!
      Estou realmente amando escrever sobre esse assunto, e aprendendo muito.
      Fascinante!
      Abraço e até a próxima

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog!

    Quando começamos a estudar EAD temos que reconhecer e respeitar sua história, dá para perceber que seu crescimento tem explicação, é o resultado de um aperfeiçoamento contínuo que vem de muito tempo.
    Quando tiver um tempo visite também o meu blog relativo a metodologia EAD.

    Um abraço,
    Marco
    http://marcocmelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marco, seja muito bem vindo!
      Fico feliz que tenha gostado e espero que possamos ampliar essa discussão sobre a EAD.
      Abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa noite Professora Mariza!
      Estou amando fazer esse curso EAD.

      Excluir
  3. Paz, Mariza! Parabéns pelo blog! Sou sua colega na pós EaD.
    Concordo com você que a história da EaD é muito bonita, antiga e consolidada. O que me motiva hoje é saber que continuamos fazendo História dentro da Educação através da EaD e que este crescimento espantoso que se percebe não acontece por nada, é a consolidação da modalidade de fato.
    http://melitamw.comunidades.net/

    ResponderExcluir
  4. Melita bom dia!
    Seja muito bem vinda e muito obrigada por visitar o Blog e contribuir com o teu comentário.
    Espero que possamos continuar discutindo sobre o assunto compartilhando conhecimentos.
    Abraços
    Mariza Cândido S

    ResponderExcluir