quinta-feira, 7 de novembro de 2013

UM HISTÓRICO ADMIRÁVEL


Conhecer o histórico da Educação a Distância é importante para analisarmos suas raizes,  verificar sua consistência, entender sua trajetória e de certa forma percorrer o caminho tendo a certeza de que  a EAD está bem longe de ser uma modinha, uma nova tecnologia que surgiu para revolucionar  a maneira de educar ou apenas um nicho de mercado aparentemente rentável.
Trata-se de uma modalidade consistente que com o passar dos anos vem se aprimorando e ganhando cada vez mais espaço no mercado e no cenário da educação. Hoje é uma das melhores opções de estudo e aprendizado para as pessoas que devido ao corre- corre gerado pelos compromissos de trabalho, família, vida social entre outras coisas, não encontravam tempo para investir em conhecimento. Fosse por meio de um curso regular, profissional superior, pós-graduação até mesmo nos cursos oferecidos pelas  organizações em que trabalham com o objetivos de reciclagem e aprimoramento (educação corporativa).
A EAD teve início na metade do século XIX com os cursos por correspondência vale a pena ressaltar a importância que o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro tiveram neste contexto marcando a primeira geração da Educação a Distância. Ambos pioneiros nessa tecnologia tiveram participação significativa ajudando a firmar os primeiros passos da modalidade.  Em sua trajetória formaram milhares de alunos e permanecem no seguimento até os dias de hoje.
Com o passar dos anos, a Educação a Distância foi evoluindo; acompanhando o constante desenvolvimento global e usufruindo das tecnologias existentes e criando novas tecnologias.
A utilização do rádio, da TV, do telefone e impressos para transmitir conhecimento marca a segunda geração da EAD. Neste contexto não poderíamos deixar de cita o Telecurso 1º e 2º grau  uma iniciativa da fundação Roberto Marinho que deu muito certo e segui seu prumo. Hoje bem mais aprimorado e fazendo uso de novas tecnologias sem abstrair de sua essência, continua formando milhares de pessoas.
O surgimento de novas tecnologias não serviu de apoio para que a EAD deixasse de lado as tecnologias antigas.  Do contrario, as mesmas vem sendo repaginadas e agregadas ao novo que vem nascendo, dando esse tempero multifacetado que a modalidade possui.  
Tal consolidação de tecnologias veteranas com iniciantes permite que a modalidade de ensino a distância tenha uma predisposição especial e natural de se adequar aos diferentes perfis de alunos ead.
Já no início dos anos 90 com o surgimento da internet algo que globalizou a informação e por consequência revolucionou o ensino e a aprendizagem a distância gerando a 3ª geração de EAD. Essa trouxe ao conhecimento do mundo os cursos on-line, o AVA, a plataforma Moodle, Tutor on-line e tantas outras coisas boas.
Assim surgiu a EAD Como todo novo negócio. Chegou sutilmente, criou raízes, cresceu, estabeleceu normas, princípios, procedimentos, multiformas de atuar no cenário da educação.

Organizada segui seu caminho prometendo se firmar cada vez mais.

Por Mariza Cândido S

Um comentário:

  1. Mariza,

    Quanto mais estudamos a história da EAD entendemos porque ela vem crescendo vertiginosamente nos últimos tempos, como você comentou vem de encontro a necessidade de flexibilidade que existe na vida moderna, a possibilidade de acesso em qualquer lugar e horário reduz problemas como transporte e perda de tempo com engarrafamentos por exemplo.

    Um abraço,

    Marco

    ResponderExcluir